Conectividade nas empresas: O Que é, e Como Funciona?
As fábricas modernas enfrentam a complexidade de máquinas isoladas, cada uma com funções, protocolos e formatos personalizados, dificultando a comunicação. À medida que mais organizações avançam para fábricas inteligentes, a conectividade industrial torna-se essencial.
Apesar do reconhecimento dos benefícios da transformação digital, as fábricas ainda enfrentam dificuldades em avançar significativamente com seus programas de IIoT. Por que tantas iniciativas da Indústria 4.0 são paralisadas? A conectividade emerge como o desafio central, pois a coleta de dados em ambientes industriais complexos apresenta obstáculos. Com uma estratégia de conectividade empresarial, é possível quebrar silos de dados e padronizar a coleta e a segurança de dados, aumentar a velocidade de implementação e escalar projetos.
Conectividade Empresarial: Desvendando Desafios para o Avanço da Indústria 4.0
As fábricas modernas enfrentam a complexidade de máquinas isoladas, cada uma com funções, protocolos e formatos personalizados, dificultando a comunicação. À medida que mais organizações avançam para fábricas inteligentes, a conectividade industrial torna-se essencial. A conectividade empresarial permite que as organizações industriais simplifiquem a colaboração de sistemas de TO e TI e utilizem protocolos de comunicação de código aberto para permitir que software e máquinas de diferentes fabricantes se comuniquem e compartilhem dados. Com uma camada de conectividade empresarial padronizada, os silos de dados desaparecem e as fábricas podem obter vários benefícios importantes.
Benefícios da Conectividade: Maximizando Valor e Eficiência
A atualização da conectividade pode ajudar os fabricantes a obter um maior valor dos ativos tecnológicos existentes. Também oferece vários benefícios que podem ajudar as organizações a alcançar os seus objetivos mais importantes, incluindo:
– Padronização do acesso aos dados: Facilita o compartilhamento de dados entre sistemas e máquinas.
– Monitoramento aprimorado de ativos: Dados em tempo real minimizam o tempo de paradas não planejadas.
– Implementação rápida: Com acesso a dados em tempo real, os recursos necessários podem ser rapidamente identificados. As organizações podem criar facilmente uma nova linha ou nova planta para acelerar os projetos de produção, proporcionando uma importante vantagem competitiva..
– Resolução de problemas TI/TO: Em fábricas conectadas, as soluções de TI e TO podem compartilhar dados em tempo real e se comunicar de forma mais clara para melhorar os processos de ponta a ponta. Historicamente, esses sistemas separados enfrentaram desafios significativos, mas com uma estratégia de conectividade empresarial, as comunicações melhoram muito.
– Melhoria da segurança: Processo padronizado reduz riscos, protegendo a rede, dados e tempo de atividade.
Quais são os exemplos de conectividade empresarial?
Como é a conectividade na prática? Existem vários exemplos de como as organizações industriais colocam a conectividade para funcionar. Sensores podem ser usados para monitorar os níveis de material do estoque principal e permitem que os gerentes de compras saibam quando o estoque fica abaixo de um determinado nível. A coleta de dados proativa e em tempo real pode alertar as organizações sobre a necessidade de manutenção antes que o desempenho de uma máquina seja afetado por um problema potencial. A conectividade ponta a ponta permite a coleta de dados de qualquer ativo e fornece informações para desenvolver rapidamente ajustes locais ou na planta, conforme necessário.
Conectividade Brownfield na IoT Industrial: Adaptando-se ao Legado
Em um contexto de IoT industrial, a abordagem brownfield implica explorar estratégias de IIoT compatíveis com arquiteturas e soluções existentes, incorporando dispositivos legados.
Conclusão: Transformando Operações e Preparando o Futuro
Investir em conectividade industrial não apenas reduz custos e aumenta eficiência, mas também prepara o terreno para a inovação futura. Essa evolução permite que as organizações alcancem novos patamares de produção, impactando positivamente o resultado final e estabelecendo a base para inovações futuras.